FÁTIMA MARIANO

Jornalista, historiadora, autora e revisora de textos

Antes de iniciar a minha actividade como trabalhadora independente, fui jornalista no Diário de Notícias (1997-1998) e no Jornal de Notícias (1998-2014). Em Maio de 2018, fundei o jornal digital Os Bichos, do qual fui directora até Agosto de 2019.
 
Colaboro regularmente com as revistas Notícias Magazine, JN História, +Vida e MagaZine e com o jornal digital Faktual.
 
Desde 2011, sou investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH. Nessa qualidade, participei em dezenas encontros científicos em Portugal e no estrangeiro, colaborei em diversos projectos de investigação e publiquei vários artigos e três livros na área da História. 
 
Enquanto jornalista, ganhei duas vezes o Prémio de Jornalismo Hospital Veterinário Montenegro; como investigadora, vi a minha dissertação de mestrado ser distinguida com o prémio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República – Programa de Edição de Teses e Dissertações 2010.
 
Desde Julho de 2021, sou patrocinadora das Mulheres à Obra, um projecto português de empreendedorismo feminino
Fátima Mariano

Nos tempos livres, além de estar com a família e os amigos, gosto de ler (sou mesmo viciada!), escrever, ver filmes e séries televisivas, bordar em ponto-cruz e viajar.

Colecciono calendários, postais, marcadores de livros, selos e pacotes de açúcar (tenho milhares das mais variadas partes do mundo). Fui presidente da direcção do CLUPAC – Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar.